( Tratado de Corte e Costura de Carolina Tello , 1953)
Já algum tempo que existe um bichinho dentro de mim que questiona a existência vs. qualidade dos workshops de costura em Portugal, nomeadamente em Lisboa!
Coço-me de curiosidade, de confusão e frustração por alguém pagar (por vezes muito caro, na óptica de uma pessoa com poucas economias, claro) para ter quatro ou cinco horas de formação em costura... o quê em costura?!?!
Posso dizer que em quatro preciosas horas do meu curso de Costura (150horas + 150horas) aprendi a fazer, por exemplo, colarinhos entre muitas outras coisas. Se tivesse tido apenas quatro horas de aprendizagem podia aprender a fazer: nada!!! - Ah e paguei 120 euros para ter 150h - tão interessante!
Caras pessoas existem cursos de Costura em Portugal, sim em Portugal leccionados por pessoas com anos e anos de experiência na área, com qualidades técnicas incomparavéis! E isto acontece em mais que uma escola- incrível! No Civec existem cursos de Costura ; Atelier de Moda; Modelagem; Corte; Confecção de Chapéus entre outros ! A qualidade do espaço, dos materiais cedidos pelo centro - como as máquinas de costura, os técnicos e tudo o que lá se passa é absolutamente magnífico* Cursos estes que se equiparam aos do passado - conhecidos por Cursos de Corte e Costura!
Informem-se antes de terem workshops se as pessoas que os leccionam tem o máximo de conhecimento dentro da área ! Em Costura são necessários conhecimentos a nível: da confecção de calças, camisas, vestidos, saias, casacos, de modelagem, de corte entre outros!
São estes os requesitos mínimos óbvios para alguém que queira leccionar nesta área*
P.s. Sei que existe sempre quem esteja disposto a pagar, mas aqui trata-se de saber o que se está a pagar e a quem...!
São estes os requesitos mínimos óbvios para alguém que queira leccionar nesta área*
P.s. Sei que existe sempre quem esteja disposto a pagar, mas aqui trata-se de saber o que se está a pagar e a quem...!
Tens mesmo razão naquilo que dizes. Também gostaria de fazer uma formação destas -um Curso de Corte e Costura- com pessoas com muita experiência a nível técnico. E também gostaria de tirar o máximo de partido da minha máquina industrial e a formação é quase inexistente.
ResponderEliminarEstes cursos por vezes pouco valorizados, dão muitas competências a nível técnico.
Um beijo*